João de Mello aponta os caminhos para uma posição de destaque no lítio verde europeu

"O ecossistema tecnológico proposto pela Lifthium Energy representa um contributo importante para alcançar as grandes metas da descarbonização da economia, conferindo sustentabilidade e circularidade ao longo da cadeia de valor do lítio", afirmou João de Mello, presidente da Bondalti, em entrevista ao "Jornal de Negócios".

Sublinhou o empenho da empresa no desenvolvimento da área de negócio do lítio, refletido na sua ambição de tornar a Lifthium Energy "um dos maiores produtores de lítio verde na Europa".

Num contexto em que atualmente cerca de 90% do lítio destinado às baterias é oriundo da China, o presidente da Bondalti refere que este "é um projeto que consubstancia a nossa visão de um polo europeu do lítio, permitindo cadeias logísticas mais curtas e hipocarbónicas, e reduzindo a dependência externa da Europa nesta matéria".

Ainda segundo João de Mello, "a decisão de investir numa unidade de grande dimensão para o tratamento de lítio será tomada em meados de 2024", após decorridos os testes que estão a ser realizados numa unidade-piloto no Canadá". (…) "A nossa estratégia passará por ter no mínimo duas fábricas até 2030 e, eventualmente, uma terceira já em pensamento ou em desenvolvimento nessa altura". A primeira será construída em Estarreja, assegurou o presidente da Bondalti.

Para o desenvolvimento deste projeto, "totalmente alinhado com o grupo José de Mello", João de Mello sublinha que "tendo em conta a dimensão do investimento iremos procurar novos parceiros. É um projeto muito apetecível e não tenho dúvidas que, tomada a decisão, teremos parceiros a quererem entrar, não só a nível tecnológico e de matérias-primas, mas também de capital". Por agora, o projeto está inserido numa agenda mobilizadora do PRR, tendo-lhe sido atribuída uma verba de 26 milhões de euros.

Tecnologia de base piro/hidro metalúrgica

Aquilo a que aspiramos

O que nos move